Tema :Animais
Objetivos:
· Reconhecer os diferentes tipos de hábitat, semelhanças e diferenças, alimentação, reprodução, locomoção etc.
· Identificar as diferentes espécies e as classificações dos animais.
· Reconhecer a importância dos animais para a cadeia alimentar e animais úteis para o homem.
· Identificar as muitas espécies de animais que estão ameaçadas de extinção.
· Saber que o equilíbrio ecológico é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, pois em equilíbrio a natureza pode oferecer moradia e alimento suficiente para todos.
Recursos: Laboratório de informática, vídeos, cartazes, textos, etc..
Área de conhecimentos: língua portuguesa, ciências.
Realizar pesquisa em grupos e debates sobre:
· Quais os tipos de animais que vocês conhecem? Escrever na lousa as características reconhecidas pelos alunos, por exemplo, se eles têm ossos, pêlos, se são aquáticos ou se voam, se estão em extinção etc.
· Não classificar por nomes, em mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes, mas deixar que os alunos pesquisem e descubram os diferentes tipos de classificação.
· Quais são as maiores ameaças à sobrevivência dos animais atualmente? Em nosso país algumas espécies já foram praticamente extintas? Quais?
· Apresentar o material que os alunos pesquisaram e dividir a classe em grupos. Separar as características reconhecidas pelos alunos, por exemplo, se os animais têm ossos, pêlos, se são aquáticos ou se voam, se estão em extinção e fazer os cartazes para a exposição sobre as diferenças existentes entre os animais e suas espécies.
·
Avaliação:
· Pedir para os alunos trazerem alguma notícia atual contando algo sobre como o homem está prejudicando o meio ambiente e causando a extinção dos animais.
· Cada grupo contará a notícia que trouxe. Em seguida, elaborar uma página de jornal com a notícia e ilustração feita por eles no laboratório de informática.
Objetivos:
· Reconhecer os diferentes tipos de hábitat, semelhanças e diferenças, alimentação, reprodução, locomoção etc.
· Identificar as diferentes espécies e as classificações dos animais.
· Reconhecer a importância dos animais para a cadeia alimentar e animais úteis para o homem.
· Identificar as muitas espécies de animais que estão ameaçadas de extinção.
· Saber que o equilíbrio ecológico é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, pois em equilíbrio a natureza pode oferecer moradia e alimento suficiente para todos.
Recursos: Laboratório de informática, vídeos, cartazes, textos, etc..
Área de conhecimentos: língua portuguesa, ciências.
Realizar pesquisa em grupos e debates sobre:
· Quais os tipos de animais que vocês conhecem? Escrever na lousa as características reconhecidas pelos alunos, por exemplo, se eles têm ossos, pêlos, se são aquáticos ou se voam, se estão em extinção etc.
· Não classificar por nomes, em mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes, mas deixar que os alunos pesquisem e descubram os diferentes tipos de classificação.
· Quais são as maiores ameaças à sobrevivência dos animais atualmente? Em nosso país algumas espécies já foram praticamente extintas? Quais?
· Apresentar o material que os alunos pesquisaram e dividir a classe em grupos. Separar as características reconhecidas pelos alunos, por exemplo, se os animais têm ossos, pêlos, se são aquáticos ou se voam, se estão em extinção e fazer os cartazes para a exposição sobre as diferenças existentes entre os animais e suas espécies.
·
Avaliação:
· Pedir para os alunos trazerem alguma notícia atual contando algo sobre como o homem está prejudicando o meio ambiente e causando a extinção dos animais.
· Cada grupo contará a notícia que trouxe. Em seguida, elaborar uma página de jornal com a notícia e ilustração feita por eles no laboratório de informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário