O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multidimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html
Bem é o que havia falado em um outro texto meu, é maneira prática de ler os assuntos.
Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do aquela direta e explícita.
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.htm
Dessa maneira as tecnologias veio a ajudar a aprendizagem de maneira dinâmica e gostosa..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo com você Patrícia quando define como praticidade, ou seja, o uso de hipertexto facilita não só a leitura, bem mais que isso amplia os horizontes, pois integra uma informação a outra.
ResponderExcluirOi Patrícia!
ResponderExcluirPenso que realmente, os hipertextos nos fazem viajar..."por terras nunca dantes navegadas por nós" e torna a leitura rica e interessante.